Tudo sobre Paralisia de Bell

Tudo sobre paralisia de Bell

A paralisia de Bell ou paralisia facial periférica é uma condição na qual o nervo facial que controla a contração da musculatura do rosto, é lesado por uma inflamação, que leva o nervo a parar de funcionar parcialmente ou completamente.

entrar em contato

A paralisia de Bell é uma fraqueza temporária ou paralisia do nervo facial, conhecido como sétimo par dos nervos cranianos. Esse nervo controla as expressões faciais, o movimento das pálpebras e os músculos da testa e do pescoço. A paralisia de Bell geralmente ocorre de repente, afetando a maior parte de um lado do rosto.

A causa normalmente é desconhecida, porém essa condição tem sido associada a determinados tipos de vírus, como o herpes simplex e o herpes zoster. Os fatores de risco incluem diabetes, gravidez e doença de Lyme. A estatísticas mostram que a paralisia de Bell afeta cerca de uma dentre 60 ou 70 pessoas. Após o aparecimento abrupto da paralisia de Bell, a maioria das pessoas desenvolve fraqueza máxima em 48 horas. Antes do aparecimento, algumas pessoas sentem dor atrás da orelha. Embora a paralisia de Bell possa se parecer com um derrame, não há outros sinais ou sintomas neurológicos.

A maior parte das pessoas com paralisia de Bell não consegue piscar com o lado do rosto que foi afetado. Ao mesmo tempo, a pálpebra inferior pode dobrar para fora (ectrópio). O rosto e os lábios do lado afetado ficam caídos e você tem pouco ou nenhum controle sobre a função muscular deles. Como o músculo responsável por abrir o olho é controlado por um nervo craniano separado, você pode facilmente abrir o olho afetado. Mas você não consegue fechar a pálpebra. Como resultado, a maioria das pessoas com paralisia de Bell sofre de uma forma extrema da síndrome do olho seco, conhecida como ceratite de exposição.

Por isso, a avaliação e acompanhamento oftalmológico é fundamental!

Gostou desse contúdo? Compartilhe!

Posso Ajudar?