Ptose Palpebral

Tenho olho caído. O que fazer?

Ptose palpebral é um posicionamento inadequado das pálpebras nas quais elas se encontram “caídas “ recobrindo total ou parcialmente a pupila. Pode ocorrer nos dois olhos ou unilateral e interferir na qualidade e quantidade de visão por ocluir o eixo visual. A maioria dos casos se resolve com cirurgia. A correção é realizada sob anestesia local e sedação, ou geral em casos selecionados, em ambiente de bloco cirúrgico com toda segurança necessária.


entrar em contato

A queda ou ptose da pálpebra, além do comprometimento estético, pode diminuir o campo de visão. Ela pode ser congênita, quando a criança já nasce com a condição. A ptose palpebral pode também ser adquirida, quando ocorre ao longo da vida. Ela é causada pelo mau funcionamento do músculo levantador. Esse músculo é responsável pelos movimentos de abrir e fechar os olhos. O tratamento, na maioria dos casos, é cirúrgico.

O tratamento cirúrgico da ptose palpebral pode ser por motivos estéticos e ou funcionais, quando há interferência na visão do paciente. Na ptose palpebral congênita a cirurgia deve ser realizada precocemente quando existir risco de ambliopia devido à queda da pálpebra acentuada. Existem várias técnicas para a correção cirúrgica da ptose palpebral. Deve-se também avaliar a função do músculo elevador da pálpebra e do músculo frontal, assim como a posição da pálpebra ao se olhar para baixo, a posição da prega palpebral e outros sinais associados. Normalmente o pós-operatório da correção da ptose pálpebral é simples, mas requer repouso e acompanhamento regular

A correção cirúrgica da ptose palpebral estará contra-indicada nos casos onde a ptose possa ser transitória, como por exemplo quando ela deriva de certas doenças sistêmicas. Frequentemente a ptose palpebral acompanha os casos de excesso de pele nas pálpebras e deverão ser corrigidas no momento da blefaroplastia pelo oftalmologista Especialista em Cirurgia Plástica Ocular.

Este é o profissional que melhor conhece a anatomia e o funcionamento das pálpebras para preservar a saúde ocular.


envie sua dúvida

Gostou desse contúdo? Compartilhe!

Posso Ajudar?